Cigarro

Aplicativos para parar de fumar: conheça 7 entre os melhores

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o número de mortes em decorrência do consumo de cigarro passe de atuais 6 milhões para mais de 8 milhões anualmente até 2030, aproximadamente.

Se você quer abandonar o vício, hoje eu trago aplicativos para parar de fumar. Veja como reforçar sua estratégia para deixar o cigarro longe da sua vida e não entrar para as estatísticas:

1. Brasil sem Cigarro – ele traz dicas diárias, com participação do dr. Drauzio Varella, que ajudam o fumante a ser preparar para o abandono do vício. E, antes, ainda calcula o tempo e o dinheiro gastos com o tabagismo. Depois, ele fornece dados sobre dias sem fumar, número de cigarros que deixou de consumir e a economia feita com o fim do hábito.

O app foi criado pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, e permite que gravar depoimentos para desabar sobre as dificuldades de largar o cigarro, assim como vídeos de incentivo da família e amigos para dar uma forcinha no processo. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

2. Craving to Quit – a promessa deste app criado com base em programa da Universidade de Yale é vencer o vício em 21 dias. Para isso, ele mostra objetivos diários que podem ser adaptados, reflexões para a noite e lembretes. O aplicativo também monitora quantos cigarros você fuma e as atividades físicas que faz. Está disponível para a plataforma iOS.

3. Meu último cigarro – apresenta estatísticas fundamentadas em informações médicas, além de leitor de nicotina e de crises de ânsia. Contém ainda dicas motivacionais, medidor de monóxido de carbono no sangue e estimativa sobre aumento da expectativa de vida.

O app traz também risco de ataque cardíaco e câncer de pulmão em comparação ao tempo em que a pessoa fumava. O aplicativo pode ser baixado na plataforma iOS.

4. Mindfulness Meditation App to Cessation Smoking – que tal meditar em vez de acender um cigarro? Esta é a proposta do app que tem fundamento em um estudo da Universidade de Yale. Segundo ela, 30% das pessoas que param e fumar e meditam conseguem evitar o cigarro na primeira semana. Já os que optam por métodos tradicionais representam somente 6%. Disponível para o sistema iOS.

5. MyQuit Coach – crie seu plano próprio para largar o tabaco. O MyQuit Coach permite montar uma estratégia personalizada que inclui motivações individuais e ajuste automático, caso necessário. O dispositivo ainda permite acompanhar o consumo diário e os gastos com o cigarro. É possível até receber alertas sobre seu orçamento, dicas, textos motivacionais, ganhar prêmios etc. O aplicativo é encontrado na plataforma iOS.

6. Parar de Fumar – se você busca um aplicativo muito simples para mostrar apenas informações sobre sua luta contra o fumo, este é o ideal. Nele, você confere a data em que parou de consumir cigarros, o tempo desde então, o dinheiro que deixou de gastar com o vício e, ainda, estatísticas sobre a diminuição dos riscos de saúde ligados ao hábito de fumar. Você encontra o Parar de Fumar no sistema Android.

7. Pare de Fumar em 60 Dias – funciona assim: você continua fumando nos primeiros dias de uso do app.
Mas após três dias, o aplicativo, que analisou sua relação com o cigarro no começo, passa a mostrar lembretes. São mensagens sobre o número de cigarros que poderá consumir por dia. Por exemplo: no começo do dia, você saberá quantos cigarros poderá fumar em 24 horas.

Reforçando: isso é feito com a partir das informações colhidas inicialmente. O aplicativo ainda avisa quando eles acabarão e o intervalo de tempo entre um e outro, com direito a lembrete caso você esqueça de registrar os cigarros. O app está disponível para iOS.

 

Espero que os aplicativos para parar de fumar possam ajudar você a afastar de vez o cigarro da sua vida.

Mas atenção: eles não substituem uma consulta com um especialista. Procure seu médico sempre antes de iniciar tratamentos para ter o acompanhamento adequado.

Ah! E como a tecnologia evolui rapidinho, vale a pena dar uma olhada para ver se aquele que você mais gostou na lista de hoje já está disponível no seu sistema operacional.

Boa sorte!

Até breve…