Cigarro

Remédios para parar de fumar: conheça alguns deles, com e sem nicotina

Certos medicamentos são capazes de aliviar o desejo pelo cigarro e/ou os efeitos colaterais da abstinência dele. São os remédios para parar de fumar. Hoje você vai conhecer alguns deles.

É bom lembrar que os benefícios para a saúde são muitos quando uma pessoa resolver largar o cigarro. Entre eles, diminuição no risco de doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer no pulmão.

Logo nas primeiras horas que o tabagismo é deixado de lado, já aparecem as vantagens da decisão, mas elas são progressivas, vão aumentando com o passar do tempo, favorecendo a qualidade de vida em diversos sentidos.

Os preços dos remédios para parar de fumar dependem do tipo de tratamento a ser feito, podendo variar de R$7,00 (pastilhas de nicotina) a R$100,00 (Champix), em média.

Existem aqueles sem nicotina, como o Champix e o Zyban, por exemplo, que têm como objetivo auxiliar na diminuição da vontade, assim como dos sintomas provocados pela ausência do cigarro, tais como irritabilidade, ansiedade e aumento de peso.

Já o Niquitin ou Nicorette (adesivo, pastilha ou goma) possui doses seguras de nicotina, ou seja, seu objetivo é superar a abstinência de parar com o tabagismo, mas sem oferecer os malefícios de todos os outros componentes do cigarro.

O Niquitin ou Nicorette em gomas é mascado até a pessoa sentir gosto ou formigamento. Em seguida, a goma deve parar entre a gengiva e a bochecha. Então, quando terminar o formigamento, é preciso voltar a mascar o remédio por 20 ou 30 minutos.

Importante: é necessário ficar sem ingerir alimentos durante e após o uso deste remédio para parar de fumar.

Os efeitos colaterais do Niquitin em goma podem ser: enjoo, vômito, lesão gengival, aumento de produção de saliva, gosto ruim na boca, soluço, dor na mandíbula e dentes moles.

As reações adversas do Nicorette em pastilhas são parecidas com as do medicamento em goma, porém, sem dores na mandíbula e alterações nos dentes. A pessoa deve chupar a pastilha lentamente até ela dissolver por completo.

Quanto aos adesivos de Niquitin ou Nicorette, eles devem ser colocados todas as manhãs em uma área da pele sem pelos, e que não seja exposta ao sol.

Também é fundamental mudar de vez em quando o lugar de aplicação do adesivo. Os efeitos adversos do adesivo geralmente são: vermelhidão local, vômito, enjoo, insônia, diarreia e aumento na produção de saliva.

As pastilhas e adesivos de nicotina podem ser comprados sem receita médica no Brasil. E são boas alternativas de remédios para parar de fumar. No entanto, o acompanhamento especializado é indispensável para que haja mais segurança e melhores resultados.

Remédios para parar de fumar sem nicotina

Os produtos farmacêuticos sem nicotina precisam de receita e acompanhamento do médico. O clínico geral e o pneumologista são os profissionais de saúde normalmente indicados para aconselhar alguém durante um processo de deixar de fumar.

Entre os medicamentos adquiridos com prescrição médica para combater o tabagismo está o Zybian. O tratamento com ele começa 7 dias antes da data escolhida para largar o cigarro. A pessoa ingere 1 comprimido pela manhã por 3 dias.

Depois, passa a tomar 1 comprimido 2 vezes ao dia, com intervalo de 8 horas. Importante: o 2º comprimido deve ser ingerido antes das 17 horas. No 8º dia, portanto, o paciente deve parar de fumar.

Seus efeitos colaterais costumam ser: agitação, tontura, dor de cabeça, diminuição dos reflexos, tremores, insônia, boca seca, ansiedade.

Importante: o conteúdo deste post tem função de informar. Apenas um médico pode decidir o que é melhor para cada pessoa e prescrever tratamentos de acordo com a situação específica.

Se você está procurando meios para largar o cigarro, espero que o artigo de hoje possa ajudar! Converse com seu médico e aproveite os remédios para parar de fumar.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares. Alguém pode estar precisando…

Boa sorte, e até breve!