Cigarro

Simpatia para parar de fumar funciona?

A lista de malefícios do cigarro é enorme e assustadora. O vício afeta a qualidade e a quantidade dos anos de vida. Além de tratamentos e métodos cientificamente comprovados na luta contra o tabagismo, muita gente acaba se perguntando se a simpatia para parar de fumar funciona. Será?

A maioria dos brasileiros adota algum tipo de simpatia. Usar a cor amarela para atrair prosperidade financeira na noite de Réveillon é um exemplo bem conhecido. Tem ainda o banho de sal grosso para afastar as energias negativas. E por aí vai…

A fé remove montanhas? Então, será que acreditar em algo – no caso as simpatias – piamente é o segredo? O que será que os médicos, os estudiosos/cientistas dizem sobre isso?

Não é objetivo deste post provar se isso é verdade ou não, muito menos criticar quem acredita nas simpatias. Vou tentar esclarecer alguns pontos a esse respeito.

Diz-se que acreditar em mandingas é um jeito de superar situações a respeito das quais temos a sensação de estar fora do controle.

Se ficamos diante de um fato sobre o qual nos sentimos impotentes, tendemos acreditar em rituais como maneira de compensar a falta de controle cognitivo.

Estudos revelam que o processo cognitivo empregado em rituais faz parte da natureza humana. Já o que leva um brasileiro a fazer uma simpatia e um norte-americano a não fazer a mandinga é puramente cultural.

Existe receitinha para praticamente tudo. A crença popular ensina que dormir com o livro aberto na noite anterior a um exame e usar uma camisa azul no dia de uma prova seria a combinação perfeita para ser aprovado.

No caso da simpatia para parar de fumar, acredita-se que separando os últimos sete cigarros de um maço, fumando-os até a metade e guardando as guimbas em uma caixa de fósforos é possível superar o vício. Isso depois de enterrar a caixa perto de um cemitério em noite de quarta-feira com lua minguante, rezando um pai-nosso.

O exemplo anterior serve para mostrar a simpatia enquanto instrumento para atrair um desejo e, por meio do poder do pensamento, da vontade e da fé, conseguir realizá-lo.

O assunto é alvo de estudos. Algumas pesquisas revelam que quanto mais passos e repetições a simpatia tiver, mais as pessoas acreditam nelas. E ainda: não há muita diferença entre os rituais no aspecto cognitivo, embora eles tenham diferenças superficiais.

Os processos cognitivos presentes em um ritual são basicamente os mesmos em inúmeras situações do dia a dia, como pressionar o botão do elevador várias vezes quando estamos apressados. Mas o que isso tem a ver com simpatia? Bem, a intuição é a peça central.

Tanto na mandinga quanto no gesto rotineiro acima, não sabemos como aquele processo vai levar ao objetivo. No entanto, intuímos que certos fatores, como a repetição, podem desencadear o sucesso da ação.

E por falar em sucesso, se você está tentando parar de fumar e acredita em rituais, não custa nada dar uma forcinha. Simpatia para parar de fumar funciona? Anote aí e confira:

Você vai precisar de:

  • 1 garrafa pet de 2 L
  • 1 maço de cigarros

Como fazer

  1. Encha a garrafa com água – de preferência filtrada
  2. Repita 7 vezes a seguinte frase: “água que limpa, tira este vício do cigarro da minha vida”
  3. Pegue o maço de cigarros fechado e diga também 7 vezes: “estou me livrando deste vício!”
  4. Beba um copo da água que está na garrafa
  5. Abra o maço e fume um cigarro
  6. Guarde o restante da água na geladeira ou fora, se preferir

Repita esta simpatia para parar de fumar uma vez por dia, sempre em jejum, até acabar a água da garrafa. Lembrando que para cada copo você precisa fumar um cigarro. Depois que a água acabar, jogue fora (no material reciclável, por favor) a garrafa pet e os cigarros que sobraram. E diga 7 vezes: “Adeus vício, que vai embora da minha vida agora, definitivamente”.

Boa sorte! Ah! Depois, diga aí nos comentários se acredita no poder da simpatia para parar de fumar ou se já teve uma experiência boa nesse sentido.

Até o próximo post…